28 de Junho - Dia do Orgulho LGBTQIAP+ - Principais Marcas em Promoção Pela Diversidade

Em foco, broche com a bandeira LGBTQIA+

Em junho é celebrado o Mês do Orgulho e esse é um marco para a comunidade LGBTQIAP+. Com uma história marcada pela luta por direitos igualitários e pela busca de respeito na sociedade, dia após dia encaram desafios a serem superados rumo a seus objetivos.

E é por essas questões que não é mais aceitável que as grandes marcas não se posicionem, afinal ser omisso também pode ser encarado como ter uma opinião. Felizmente isso já foi compreendido por grandes marcas parceiras, que usam sua visibilidade para comemorar o Mês do Orgulho e celebrar a diversidade. Então confira algumas delas:

 

Amazon

A Amazon já possui muitas iniciativas de políticas internas na luta para diminuir as diferenças de direitos entre os gêneros de seus colabores, e procura se engajar em questões sociais variadas. E é por isso que possui políticas internas que giram em torno de ser um ambiente acolhedor para todas as pessoas, sem fazer distinção por qualquer motivo que seja.

Em 2021 a marca desenvolveu a página Celebre com Orgulho, que foi idealizada pelo grupo Glamazon- que é um grupo de afinidade da própria empresa, ele foi criado justamente para dar suporte a funcionários LGBTQIAP+ e promover inclusão e diversidade.

Nesse site estão disponíveis diversos produtos e conteúdos voltados para a temática. Em 2021, 15% de todas as vendas nessa curadoria especial foram repassados para a ONG ParadaSP, com a finalidade de serem utilizados no Projeto Parada pela Solidariedade.

Essa parada é uma ação que foi criada em 2020 pela ParadaSP, com o desejo de dar suporte a pessoas LGBTQIAP+ que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Através dessa iniciativa foram doados kits de higiene e cestas básicas mensalmente na sede da ONG.

A Amazon também conta com uma sessão do site totalmente voltada a homenagear a data. Nela estão vários broches decorativos, livros com a temática, roupas com estampas em referência a bandeira LGBTQIAP+ e vários outros itens com preços especiais.

Levando em consideração o quanto a marca é engajada com a causa, a confiança em comprar no site por ser um dos grandes nomes no mercado e a consciência social que tem construído ao longo dos anos referente a causas importantes, vale a pena conferir as promoções especiais do Mês do Orgulho lá no site da Amazon.

 

O Boticário

O Brasil é um dos maiores do mundo quando o assunto é o mercado de cosméticos. Muitas pessoas amam fazer aquela make caprichada no dia a dia e até se expressar artisticamente através dela. E já há alguns anos, a conhecida O Boticário abraçou a causa e faz campanhas em comemoração à data.

Durante esse período, a marca conta com uma sessão comemorativa, que procura celebrar a diversidade e essa parte do site conta com itens pensados para esse público.

Inclusive já foi lançada a linha chamada Orgulho e também outros produtos estão com rótulos comemorativos que fazem lembrar as cores da bandeira LGBTQIAP+. Assim como os rótulos, o site também fica com um design diferente, fazendo referência as cores que representam a comunidade e já aderiu a linguagem neutra a fim de acolher e respeitar a todos os gêneros e orientações sexuais. Tudo isso procurando acolher e apoiar seus consumidores.

E a marca é tão engajada com a causa, que no ano passado lançou uma campanha de apoio ao Dia da Visibilidade Trans, procurando colaborar para dar visibilidade e voz a essas pessoas. Hoje muitas pessoas trans são funcionárias da marca, que tem boas iniciativas para seus funcionários quando o assunto é a igualdade dos direitos entre as pessoas.

Entre as políticas internas voltadas para essa temática estão apoio psicológico e orientação jurídica e social para pessoas em transição, respeito a utilização do nome social no ambiente de trabalho e treinamentos focados nos assuntos da comunidade e que são voltados para funcionários e líderes, a fim de diminuir a desinformação, para que as pessoas LGBTQIAP+ que trabalhem na empresa sejam o melhor acolhidas possível.

E levando tudo isso em consideração, avaliando que essa é uma das grandes marcas que já se posiciona e abraça a causa há alguns anos, vale a pena conferir as promoções organizadas nesse período.

 

Havaianas

A Havaianas é uma empresa que já se posiciona faz alguns anos. Possui uma sessão no site chamada Havaianas Pride: orgulho em caminhar com você. Ela se comprometeu a direcionar 7% do valor líquido das vendas para a All Out, que é uma causa que age no Brasil e no mundo em busca dos direitos de pessoas LGBTQIAP+.

Em 2021, a marca arrecadou mais de R$2,4 milhões para a ONG. E entre as ações que vêm a partir dessa parceria, estão apoio psicológico pela plataforma Acolhe LGBT, que vale a pena conferir e é um destaque dentre os posicionamentos da empresa.

A All Out possui muitas campanhas ao redor do mundo, desde ações na imprensa e redes sociais, como também abaixo-assinados, mostrando que a marca não abraça a causa apenas no mês de junho e não faz tudo só interessada no pink money. Sendo assim, compensa aproveitar as promoções dessa grande aliada da causa.

 

Conclusão

Já não há mais tempo para se calar e ignorar a realidade de pessoas LGBTQIAP+. Fazendo parte do grupo ou não, é importante se informar, repassar conhecimento e abraçar a causa, justamente procurando uma sociedade mais igualitária e respeitosa a todos.

E é bom observar as empresas que verdadeiramente se posicionam e usam sua visibilidade para dar voz as minorias, e não aquelas que só lembram de questões importantes em datas comemorativas. Com perseverança, um dia veremos um mundo realmente acolhedor e com respeito a todos, sem fazer distinção por nenhum motivo.

destaques